Sobre | Artigos | O predicado impossível
A religião e a evolução do homem
Deus usado como fuga
publicado em 27/04/2014 | # 36
Cristo redentor contrasta com a pobreza carioca

A religiosidade e até mesmo a prática comedida de determinada religião podem ser benéficas ao ser humano. Neste sentido, repito a referência a William James (#5 God is not obliged to serve you, or is he?), que o que mais importa são os efeitos da crença e não a necessária correspondência dela com a realidade.

O mesmo, no entanto, não pode ser dito do excesso e a fortiori, do fanatismo religioso. Por excesso, entenda-se, entre outros, a exagerada sistematização de comportamento do indivíduo e também qualquer traço de institucionalização da religião.

E é justamente esse exagero que predomina na cultura ocidental, e em particular, na brasileira. É exagero ter como fáticas questões que deveriam ser tidas como meramente simbólicas. É exagero a criação de rituais, a construção de templos, a observância de datas e horários, etc. Tudo isso contribui para dificultar um maior potencial de evolução da humanidade, nos sentidos material, cultural, intelectual e talvez até mesmo emocional.

Imagine se todo o tempo, esforço e recursos empregados no exagero e fanatismo religiosos fossem aplicados em prol do bem-estar da humanidade. Não proponho com isso que este tempo e recursos hoje desperdiçados com coisas de religião sejam direcionados a alguma atividade determinada. Não! Proponho, tão somente, que sejam empregados nas atividades comuns do dia a dia. Isso automaticamente se reverteria em maior progresso e qualidade de vida para todos.

A religião é o extravaso de uma carência emocional inerente a todo ser humano. Mas essa carência, quando necessário, poderia ser tratada de outra forma, por exemplo, com uma maior interação social ou mesmo com o uso drogas controladas.

De algumas características antropomórficas* positivas geralmente atribuídas a Deus pelos próprios religiosos, decorre que Ele não aprovaria aqueles que o bajulam, no exagero e no fanatismo.

*Características humanas atribuídas a algo não humano.

Adorar um Deus é um pecado contra a humanidade.


voltar


Mais:
Sobre
Pro-Gol Rankings
Equilíbrio Distante
Equidistante
RXI - Raio-X ideológico
Tabulender(sem link ainda)

Citações:
Johann Wolfgang von Goethe:
Quem deseja ter razão, de certo a terá, com o mero facto de possuir língua.
Karl Marx:
Democracia é a estrada para o socialismo.
Mahatma Gandhi:
Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.
Adolf Hitler:
Torne a mentira grande, simplifique-a, continue afirmando-a, e eventualmente todos acreditarão nela.


Próximos posts:

Assunto: Reflexões sobre comportamentos nocivos à sociedade.Título provável:Indefinido.previsão: outubro/2015

Assunto: Convivência civilizada entre concorrentes. Diferenciando inimigos de adversários.Título provável:Carta aos meus inimigos.previsão: outubro/2015