About | Articles | O predicado impossível
Refletindo sobre o significado do dinheiro
Se todos vivessem de rendas ninguém precisaria trabalhar
published 30/05/2013 | # 4
Jessie J

Basicamente, dinheiro representa um esforço feito. Esse esforço pode ser classificado pelo menos em dois grandes grupos: físico ou intelectual.

Para mais facilmente ilustrarmos a ideia proposta aqui vamos considerar apenas o esforço físico.

Imagine-se um náufrago solitário numa ilha. Para tornar sua vida mais confortável e mais segura, todos os dias, além de primeiro obter sua comida, você trabalha construindo móveis, ferramentas, bem-feitorias, etc.

O valor monetário atribuível a tudo o que você tiver construído sozinho depois de anos e anos nesse trabalho é todo o dinheiro que você mereceu ganhar nesse tempo. Evidente que existem muitos fatores que influenciam qual valor terá sua obra. Mas essa discussão não é relevante aqui neste contexto.

Agora vamos transpor essa ideia para a cidade, para as comunidades humanas organizadas. Numa análise mais sofisticada, haveria um outro complicador: O ganho de escala pela produção em série, proporcionado pela associação de indivíduos nos unidades econômicas(fábricas). Novamente, não há relevância na elaboração dos detalhes para esta analogia, uma vez que a ideia central já deve ter sido facilmente compreendida pelo leitor.

Nesta linha de raciocínio, podemos concluir que todos os que possuem além daquilo que podem produzir estão a viver à custa dos outros, seja via herança, seja adquirido dentro das regras sociais (pelos defeitos e brechas do sistema), seja fruto da desonestidade e do crime.

O dinheiro compra o esforço e o tempo. Comprando isso, tem o condão de fazer do outro um servo. Pessoas servem a outras em troca de dinheiro, fato.

Quem tem dinheiro em excesso, ou seja, além daquilo que pode oferecer à sociedade em troca – mensurável em esforço – tem a injusta capacidade de submeter as outras pessoas à sua vontade.

Neste sentido querer ganhar na loteria e viver de ‘rendas’ é o mesmo que querer ser servido pelos outros pelo resto da vida. É querer ser o senhor e que os outros sejam os servos. Algumas pessoas não conseguem enxergar esta simples relação lógica, mas outras (a maioria) simplesmente não se importam.

Que isso (a posse excessiva de riqueza) casualmente aconteça em nossa vida é uma coisa, mas ter isso como objetivo pessoal, como uma ideologia, é outra.

Felizmente a riqueza, assim como a vida, tem limite.


back


More:
About
Pro-Gol Rankings
Equilíbrio Distante
Equidistante
RXI - Raio-X ideológico
Tabulender(sem link ainda)

Inspiring quotes:
Johann Wolfgang von Goethe:
Quem deseja ter razão, de certo a terá, com o mero facto de possuir língua.
Karl Marx:
Democracia é a estrada para o socialismo.
Mahatma Gandhi:
Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.
Adolf Hitler:
Torne a mentira grande, simplifique-a, continue afirmando-a, e eventualmente todos acreditarão nela.


Future possible posts:

Assunto: Reflexões sobre comportamentos nocivos à sociedade.Título provável:Indefinido.previsão: outubro/2015

Assunto: Convivência civilizada entre concorrentes. Diferenciando inimigos de adversários.Título provável:Carta aos meus inimigos.previsão: outubro/2015